Artigos

O jovem e o Brasil: A solução para o Brasil está nas mãos dos jovens empreendedores.

Empreendedorismo: A solução para o Brasil está nas mãos dos jovens.

Empreendedorismo: A solução para o Brasil está nas mãos dos jovens empreendedores. Origem Alguns estudiosos afirmam que a palavra empreender, vem do verbo francês “entreprendre”, que significa “fazer algo”. O economista francês Jean-Baptiste Say no inicio do sec. XIX cunhou uma das primeiras definições ao dizer que é aquele que “transfere recursos econômicos de um…

Ver mais

o comportamento do consumidor em tempos de crise

O comportamento do consumidor em tempos de crise

O comportamento do consumidor em tempos de crise Em tempos de crise o comportamento dos clientes, muda e muda muito. O consumidor muda seu foco e passa a ser mais seletivo, passando a ser mais exigente e a gastar menos. Diante disso o comportamento do lojista também tende a mudar, e em um primeiro momento…

Ver mais

O futuro da qualidade

O que será da qualidade?

A função pode se transformar em garantia de sistemas e caber a um profissional de formação mais abrangente. Especial TQM Magazine O VERDADEIRO TQM por Peter R. Scholtes Os EUA possuem um apetite insaciável por modismos gerenciais. Somente nos últimos 15 anos, surgiram os círculos de qualidade, o TQM, o just-in-time, a reengenharia, a ISO 9000,…

Ver mais

5-habilidades-basicas-para-voce-ser-um-bom-chefe

5 habilidades básicas para você ser um bom chefe

Gosto de uma anedota sobre executivos de empresas, pessoas que são chefes e lideram pessoas. Certa vez, em uma parada militar em comemoração ao Dia da Independência, passou um grupo de executivos de empresas. Eram homens de paletó e gravata, com maletas do tipo 007, que marchavam a passos firmes. Estranhando aquelas pessoas, o presidente…

Ver mais

a-inovacao-e-uma-solucao-para-a-crise?

A INOVAÇÃO É UMA SOLUÇÃO PARA A CRISE?

A inovação é uma solução para a crise? “Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente”.- Albert Einstein   Em um contexto de incertezas econômicas e sociopolíticas, como o que estamos enfrentando, é necessário propor novas soluções e estratégias para os negócios. Segundo Michael…

Ver mais

como-criar-um-plano-de-negocios

Como Criar um Plano de Negócio ( Business Plan)

O Plano de Negócio ou Business Plan é uma poderosa ferramenta gerencial para as empresas desde seu nascimento (start-up) até sua maturidade. Um plano de negócio tem objetivo de olhar para frente, alocando recursos humanos, tecnológicos e financeiros, observando os pontos chaves, identificando as oportunidades e antecipando possíveis dificuldades. Essa ferramenta é vital para a continuidade da empresa, mesmo para aquelas que não buscam…

Ver mais

A melhor alternativa na negociação

A melhor alternativa na negociação Guhan Subramanian aborda o conceito e a ampla aplicação da “BATNA” em negociações. Guhan Subramanian é considerado uma personalidade da Harvard University como um todo. Professor titular de direito empresarial da faculdade de direito da instituição de Massachusetts, também é professor de legislação comercial da Harvard Business School. Além disso,…

Ver mais

5 dicas para ser um multimilionário

Tornar-se multimilionário é o sonho de muitas pessoas. Mas, como você deve saber, não é uma tarefa fácil. Por outro lado, também não é impossível. Foi esta a dúvida de um jovem que, aos 19 anos, foi ao fórum de perguntas Quora e lançou o seguinte questionamento: “Tenho 19 anos e quero ser um multimilionário.…

Ver mais

Qualidade no século XXI

Prognósticos para o futuro da qualidade e uma análise de sua história no século XX, marcado pela busca da produtividade Por Joseph M. Juran   A preocupação com a qualidade nasceu no início deste século, quando os inspetores surgiram nas empresas. Mas o serviço realizado não era muito bom e os problemas acabavam aparecendo no…

Ver mais

Prepare-se para vencer todas as batalhas

Prepare-se para vencer todas as batalhas Encare a outra parte não como um inimigo, mas como um parceiro de negócios que deve ser tratado com respeito e ética Vivemos uma época em que negociamos, a todo instante, com filhos, marido, esposa, funcionários, chefes, fornecedores e clientes. Mas o que vem a ser exatamente uma negociação?…

Ver mais

Fundador do Buscapé lista motivos para abrir empresa na crise

O mantra “no meio da crise surgem as oportunidades” pode soar otimista demais para quem vê seus custos aumentarem e o lucro escorrer pelos dedos com as mudanças no cenário econômico. Mas histórias como a de Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, e a de Jeff Brody, norte-americano do fundo de investimentos em start-ups Redpoint Eventures,…

Ver mais

O verdadeiro talento do século 21 no trabalho

Problema para uns, oportunidade para outros. A diferença entre estar no grupo destes “uns” ou no destes “outros” reside em uma capacidade crucial aos profissionais: pensamento crítico. Esta, ao lado da comunicação e da criatividade, faz parte do hall das chamadas habilidades do século 21, segundo explica a professora Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam,…

Ver mais

Saber contar histórias é o segredo para conseguir um emprego

Bons contadores de história conseguem transformar um acontecimento cotidiano em algo inspirador. A forma como essas pessoas moldam e embelezam seus relatos é o que as diferenciam. Não parece, mas este pode ser um dos segredos mais preciosos para conseguir um emprego. No meio corporativo, essa habilidade não é só útil quando o entrevistador pede…

Ver mais

10 dicas para trabalhar melhor com seus colegas

Quando uma equipe consegue trabalhar bem e de maneira unida, todos são beneficiados. Por isso, é muito importante se esforçar para ter uma boa relação com seu colega no ambiente de trabalho e estar aberto a conhecer melhor seus companheiros. É incômodo sentir que seus colegas não têm uma boa relação ou que o trabalho em equipe é ruim,…

Ver mais

História da gestão da produção e operações

Em termos históricos, a gestão de operações, como área do conhecimento, nos
escritos de seus autores principais, parece ater-se com ênfase desproporcional aos
desenvolvimentos pós Segunda Grande Guerra Mundial (IIGGM) (1939-1945),
perdendo-se assim ……

 

a-qualidade-atraves-das-pessoas-claus-moller

A qualidade através das pessoas

Coloque seus funcionários em primeiro lugar e eles farão o mesmo com os clientes, diz Claus Möller em entrevista. “Muitas empresas latino-americanas gastam mais na manutenção dos automóveis dos gerentes que no desenvolvimento de seu pessoal”, afirma Claus Möller, para quem, futuramente, as empresas competirão entre si não apenas pelos clientes, mas também pelos melhores…

Ver mais

Como seduzir o não cliente

Como seduzir o não cliente

Há um antigo ditado de marketing que diz: o cliente não compra produtos e nem serviços; ele compra soluções. Em outras palavras, quanto mais a empresa conhece sua clientela, tanto melhor ela poderá prever o que seus clientes desejam e do que precisam para resolver seus problemas. Não deveria ser muito difícil compreender o cliente…

Ver mais

continuem-bobos-steve-jobs-stanford

Continuem bobos – Palestra de Steve Jobs em Stanford

A primeira história é sobre ligar os pontos. Eu abandonei o Reed College depois de seis meses, mas fiquei enrolando por mais 18 meses antes de realmente abandonar a escola. E por que eu a abandonei? Tudo começou antes de eu nascer. Minha mãe biológica era uma jovem universitária solteira que decidiu me dar para…

Ver mais

gurus-da-qualidade

Os mestres da Qualidade

Bem-vindos ao mundo da qualidade. Conheça o essencial da vida e da obra das seis personalidades que, em nossa opinião, marcaram o movimento. Aprenda as lições dos gurus sobre como gerir a qualidade na sua empresa. Juran e Deming foram os dois pioneiros do movimento da qualidade. Os japoneses os consideram os inspiradores do milagre…

Ver mais

7 Princípios da revolução de serviços.

Ela é a mais esperada das revoluções. Já anunciada algumas vezes, ainda parece incompleta. Enquanto, ao longo da última década, novos processos e métodos deram origem a uma ruptura tecnológica real na indústria, o mesmo não ocorreu nos serviços. Marc Silvester e Mohi Ahmed, executivos do setor, apontam os caminhos que podem enfim conduzir a…

Ver mais